Qual o controle ideal?Essa é uma pergunta muito relativa e vai do gosto de cada pessoa. A minha opinião é que o melhor controle para se jogar é o 27, pois acredito que tenha uma menor oscilação e chance de errar o clique | barra de espaço em função do tempo de ida e retorno da barra cinza até o ponto de partida.
Para certificar que o método funciona, eu testei com uma margem de erro de três para mais ou para menos, ou seja, testei com controles: 24, 25, 26, [27] , 28, 29 e 30. Em todos os controles obtive um resultado bastante agradável, considerando que todos os testes foram realizados sem nenhum item que aumente a barra de PangYa, tais como Fairy Wings, Elfs, Rune Fairy Wings, PangYa lucky e/ou similares.
Qual escolher: Mouse ou barra de espaço?Por opção próprio arrisco dizer que para os meus resultados a utilização do mouse é melhor do que a barra de espaço, uma vez que o meu tempo de resposta é um pouco superior em relação ao uso da barra de espaço, mas é claro que isso varia de pessoa para pessoa. Se você tem uma boa jogabilidade com a barra de espaço não é necessário trocar de dispositivo, mas podemos aprimora-lo, em seguida você entenderá melhor.
Mouse: Vantagens e Desvantagens

Vantagens:
- Tempo de resposta superior (em torno de milisegundos)
- Maior precisão
- Índice de confiabilidade alto
Desvantagens:
- Pode ser mais difícil de se acostumar no início
- Normalmente quando se erra pelo mouse, o erro é grande (passando bastante a parte branca do PangYa)
Teclado: Vantagens e Desvantagens

Vantagens:
- Mais fácil de se acostumar de início
- Quando se erra, o erro tende a ser mínimo (o famoso PPIC, ou seja, o menor erro possível ao acertar PangYa)
- Índice de confiabilidade médio-alto
Desvantagens:
- O relevo do próprio teclado ao apertar a barra, pode dar um delay de 1ms~2ms suficiente para gerar um PPIC.
- Não é tão sensivel ao toque, pois ao apertar a barra o tempo que a tecla pressionada atinge a "borrachinha" da base e o sistema envia o "sinal" para o computador "reagir" pode ser suficientemente grande para gerar um erro, especialmente quando está em Bunker / Ice.
Entendendo o método "SimomurA PangYa"Primeiramente, vamos pensar da forma mais simples possível, oque é mais fácil para você?
- Acompanhar uma bala que sai de um rifle até a chegada no alvo, ou acompanhar o alvo? Com certeza é muito mais fácil e simples você gerenciar algo que está parado, algo que não se move ao invés de acompanhar algo que pode ter uma velocidade variável (de acordo com cada controle ou terreno envolvido).
A primeira coisa que você deve colocar na sua mente é que em hipótese alguma você deverá apertar espaço | clicar para iniciar a jogada e ficar olhando a barra cinza ir e voltar. Isso pode gerar uma reação de erros em cadeia, ainda mais se você jogar por exemplo em um mapa do tipo Ice SPA que você está em um "FairWay / Tee" e na próxima jogada poderá estar em um "ICE" e ainda por cima usará um tipo de taco certamente diferente do que usou na primeira tacada. Sabendo que cada taco possui associado um "controle individual", tanto que você já deve ter analisado que a velocidade do 1W é diferente do 6I quando vai efetuar a tacada, não é verdade?
1º Passo:Foque totalmente o seu olhar, atenção e concentração exatamente na barra branca que você deseja acertar. Feito isso, aperte espaço | clique para iniciar a jogada e o mais importante: "Não olhe para a barra cinza indo e voltando"

2º Passo:
Jamais aperte para acertar a tacada na primeira tentativa, isso porque você pode estar com excesso de confiança que irá induzi-lo(a) ao erro ou simplesmente errar totalmente a jogada, não importe se está rápido ou lento a ida e retorno da barra, mas jamais se precipite. A chaves do sucesso são duas: Paciência e concentração.
3º Passo:Agora o foco será em "zona", você manterá os olhos focado na barrinha branca mas prestará atenção (com a sua visão superficial horizontal) que o tempo de ida e retorno é sempre o mesmo para essa sua tacada. Isso significa que você passará a ter dois focos. O foco primário (a barra branca, que nunca será deixada de lado) e o foco secundário, que será um outro ponto de referência para analisar a sua zona de impacto e acerto. Eu sugiro adotar o meio da barra de força como referência secundária, pois a partir daí o seu erro já reduz pela metade, pois você passará a considerar que a barra de força é existente do início ao meio e o tempo de ida e retorno, mentalmente será o dobro do que seria com a barra completa, e psicologicamente você terá mais segurança para a sua tacada.

4º Passo:Mantenha a calma, não importa se você está jogando contra uma pessoa impaciente, se o jogo for de 60 segundos por tacada, use os 60 segundos ao seu favor, não se importe se os outros pensem que você está demorando demais, o tempo existe para ser usado. A partir desse foco principal e secundário, você passará a repetir os passos anteriores e clicar / apertar espaço para escolher a força, mas ainda não irá apertar para acertar a tacada, faça o processo até ter segurança total que a força está relativamente correta.
5º Passo:Já perceberam que quando o tempo está esgotando (< 10 segundos), começa a fazer um TIC-TAC~TIC-TAC esse é um dos sons que você vai adotar mentalmente para definir o acerto da sua jogada. Quando o relógio fizer "TIC" aperte a barra de espaço / clique para iniciar a jogada, sempre que a sua força for uma porcentagem ou valor PAR, como por exemplo, 86% de força a sua jogada terminará e você apertará para acertar PangYa quando o ultimo som do relógio for TAC.
Ou seja, sempre que a força da sua tacada for par, se você iniciar a medição pelo "TIC", terminará no "TAC". Sempre que iniciar através do "TAC", terminará no "TIC". Já para forças impares, por exemplo, 87%. Sempre que iniciar pelo "TIC", terminará no ultimo "TIC" e sempre que começar pelo "TAC" terminará no último "TAC".
PS: Isso você levará em conta se usar um caliper (e clique o mais breve possível para acionar a força correta). Se não usar não é necessário, pois o tempo de ida até o fim e retorno é sempre o mesmo, nesse caso, para quem não usa caliper, começou no TIC, termina no TIC. Começou no TAC, termina no TAC.
Mas ... e se ...
A minha força for 86,51%?
Você sempre vai considerar as duas casas após a virgula como fator de arredondamento, por exemplo, sempre que for superior a ".50" você arredondará para mais, ou seja, 86,51% você usará o padrão do relógio como 87%. Se fosse 86,43% seria 86%.
ConclusãoNão existe método 100% eficaz ou ineficaz, para mim ele funciona perfeitamente, é claro que no ínicio, toda mudança de rotina é brusca e você tende a errar muito mais do que acertar, mas ao manter o mesmo ritmo para todas as jogadas, perceberá o quanto poderoso e preciso se tornará os seus acertos de PangYa. Principalmente quando o seu controle for baixo.
Mas é claro, se você quer apenas uma partidinha casual, sem nenhuma preocupação com acertar ou errar, simplesmente divirta-se, jogue "de olho", pois independente da forma que use para acertar PangYa, o divertimento sempre virá em primeiro lugar?
Se for útil, diferente ou até mesmo inovador, agradeça :) pois esse método é totalmente pessoal, não foi retirado de nenhum lugar e é claro, se tiver alguma sugestão para melhorar, informe também.
Abraços~
obs: criado por ´: Simomura